sexta-feira, 13 de abril de 2012

E esse imenso vale é descoberto...

Um pouco da história da região...

Perambulando pelos ínvios caminhos e trilhas das Minas Gerais os primeiros viajantes, chamados e conhecidos por bandeirantes, quando se deram conta estavam promovendo o desmatamento e implantando o povoamento nestas plagas. Oriundos das regiões auríferas em decadência, quando escasseava este metal, os brancos e desbravadores vieram abrindo caminhos pelas matas e cerrados, através dos espigões e grotões, à procura de novas paragens onde poderiam se estabelecer, cuidando de novas plantações e criações, ou mesmo à cata de ouro. Enfrentando e afugentando, quando não matando bichos e índios, aos poucos foram dominando e apossando de novos pedaços de chão.
Subindo e descendo ladeiras, saltando e atravessando córregos e ribeirões, vieram dar com os costados nesta terra, onde se viram obrigados a levantar algumas barracas para se abrigarem das intempéries. Com fogueiras acesas dia e noite para afugentar onças e índios, foram tirando madeiras, taquaras, cipós e bambus para armar os barracos, muitos de um só cômodo, por causa da pressa e necessidade de se abrigar. E ali fora, no incipiente terreiro, levantavam um fogão rústico, ou mesmo uma fornalha.
Aos poucos uma horta e um quintal eram plantados. Uns roçados onde faziam suas roças de milho e feijão, mandioca e batata. Nas beiras dos córregos o arroz era saneado. Um chiqueiro e um cercado para os poucos porcos que de longe traziam. E a vida ia em frente, porque aos poucos vinha mais gente. Assim foi que, vindos dos lados de lá da serra, lá pelas bandas do arraial do Alfié, passando pelos lugares hoje conhecidos como Lourenço, Estiva, Água Limpa, Misericórdia, Monjolo, Santo Inácio, Oncinha, Marianos, Trindade, Boa Vista, entre outros, dominaram a região da Onça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário